Persistência: o que a Mercedes-Benz pode te ensinar sobre isso?



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Olá, olá, olá. Como é bom estar de volta toda semana para impulsionar mais algumas centenas de empreendedores a persistirem e tornarem-se verdadeiros agentes da transformação no mundo. Espero que tudo esteja progredindo para você e que sua performance como empreendedor esteja te levando a criar cada vez mais oportunidades para cumprir o seu propósito. Aliás, na semana passada 80% das dúvidas que chegaram para mim - vindas dos membros aqui da comunidade - estavam ligadas à performance de vendas, ou seja, como atrair a atenção, converter e reter clientes em tempos de alta pressão. São empreendedores em busca de cumprir seu propósito e buscando produzir um impacto ainda maior nas suas áreas de atuação. Isso sim é empolgante. Por isso, esta semana, vou me dedicar a falar sobre como transformar clientes em fãs e ainda evitar a queda nas vendas. Como você sabe, existem três experiências básicas comuns a praticamente todos os grandes realizadores no mundo dos negócios: em algum momento eles foram incompreendidos, foram desacreditados e puderam sentir as mãos frias do fracasso tocar seus ombros. Por volta de 1880, um engenheiro alemão chamado Karl Benz teve a ideia de construir uma charrete movida a motor de combustão que substituiria o uso de cavalos.  O projeto foi amplamente criticado, desacreditado e até motivo de piadas. Seu início não foi heroico. O sr. Benz precisou desenvolver os testes do seu projeto escondido tamanho era o constrangimento a que era exposto pelas outras pessoas. Imagine testar o sonho da sua vida às escuras, quando ninguém estava vendo, aceitar que havia falhado mais uma vez e empurrar de volta o seu invento para casa antes que alguém viesse, mais uma vez, fazer uma piada. Descrédito, incompreensão o fracasso batendo à sua porta diariamente quase o fizeram desistir. Porém, em 1885, Karl Benz inventava o primeiro automóvel realmente movido a motor de combustão interna. Em janeiro de 1886 era concedida a patente e em junho do mesmo ano, o mundo admirava seu invento. Ele não desenvolveu um produto, ele produziu um legado. A marca Mercedes-Benz até hoje é sinônimo de excelência e seu nome está gravado na história. Sabe qual era o slogan da marca? ‘’O melhor ou nada’’. Inspirador, não? Sabe o que significa a estrela de três pontas da marca? Significa que eles acreditavam, desde o início, que seus motores levariam as pessoas pela terra, água e ar. Ousado? Os resultados falam por si. Mas, Arthur, o que isso tem a ver com as vendas? A história do sr. Benz nos ensina algo valioso. Grava essa: quando diante da oportunidade das suas vidas, os grandes realizadores são rápidos em tomar decisões e lentos para abandonar dos seus compromissos. Consumidores tendem a ser lentos nas tomadas de decisão e rápidos em abandonar de seus compromissos. Quem não tem em casa algo que já comprou e que há tempos não usa mais? Uma roupa, um equipamento de ginástica, um eletrônico... quando estamos com olhar de consumidor, abandonamos. Não é sobre quem é melhor ou quem é pior, mas sobre onde está nossa atenção em determinados contextos. Então, a pergunta fundamental para você avaliar como anda a sua performance de vendas não é ‘’quanto eu preciso vender?’’ nem ‘’por que eu não estou vendendo?’’ mas ‘’quanto eu estou disposto e firme no meu compromisso de gerar vendas?’’. Lembra do exercício de filtragem que mandei algumas semanas atrás? É sempre um excelente companheiro nessas horas de reflexão e de construção de indicadores. Diante da oportunidade da sua vida, você tem sido rápido na tomada de decisões e firme em não abandonar seu compromisso? Ou tem havido fuga de atenção com séries de TV, entretenimento nas redes sociais, jogos, cochilos, etc? Quando criei o Velox, muita gente duvidou, criticou e desacreditou o projeto. Até hoje, vendedores à moda antiga não compreendem como pode funcionar. Junto com a minha sócia Licia Busatto, tenho persistido e já encaramos o fracasso de frente mais de uma vez. O resultado é que, neste momento, o Velox revelou ser um motor de vendas para as empresas que o aplicam em seus negócios e continua a crescer o número de empreendedores que duplicam ou mais seus resultados fazendo em semanas o que a maioria das empresas leva anos para conquistar e ainda foi possível liderarmos uma comunidade como esta, 100% gratuita, para apoiar mais e mais empreendedores a venderem mais, por mais e mais rápido. Este é o nosso legado.  Se foi possível para o sr. Benz, se é possível para mim, se é possível para meus clientes, estou convicto de que também é totalmente possível para você. Na Live da próxima sexta-feira, no meu perfil do Instagram, vou me dedicar a falar sobre técnicas para atrair clientes e criar novas oportunidades de negócios sem precisar abandonar seu plano de prosperar naquilo que ama fazer. Enquanto isso, te convido a continuar enviando seus insights e seus desafios por e-mail, Direct no Instagram ou, se você é cliente da DPI e está na Comunidade Vamos em Frente, pode interagir no grupo que criamos no Telegram. Sua participação encoraja outros a também avançarem.  Se você ainda não faz parte dessa comunidade, me envie uma mensagem e ficarei feliz em te enviar o link para você acessar. Por enquanto, esse acesso é exclusivo para os clientes da DPI porque me comprometi a auxiliá-los de forma mais próxima nesses dias com uma sequência de mentorias em grupo mas, em breve esse acesso estará disponível para todos aqui da comunidade. Assim, apoiando uns aos outros, estamos criando efetivamente a maior comunidade de valorização empreendedora do Brasil. Que nossas escolhas sejam sempre guiadas por nossos sonhos e não pelos nossos medos. Permita que o extraordinário se manifeste na sua vida. Sonhe grande. Pratique o bem. Desejo uma semana incrível para você. Vamos em frente.

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