Como atrair os melhores clientes e parceiros para seus projetos
Que bom que você continua por aqui acompanhando minhas maluquices empreendedoras. Mas, quando a gente faz algo que acredita e ama, dá mesmo vontade de sair contando para todo mundo. Aliás, é sobre isso mesmo que eu vim falar hoje.
Como atrair os melhores clientes e parceiros para seus projetos, e estimular que eles peçam por uma oportunidade de investir e trabalhar com você, sem fazer grandes esforços nem precisar ficar se oferecendo manobras acrobáticas para que eles comprem de você.
Olha a história: tenho participado de alguns eventos que reúnem empresários para promover negócios entre si por meio de algumas organizações gigantes que operam no Brasil. Giram milhões de reais todos os anos e isso dispara certos comportamentos. Chega a ser curiosa a forma como muitas pessoas se comportam expressando uma mistura de entusiasmo, ansiedade, euforia e expectativas acumuladas. Entre selfies desenfreadas, apertos de mãos reveladores e muitos, muitos decibéis que fariam qualquer avenida movimentada parecer um mosteiro zen, alguns empreendedores tentam chamar a atenção para si e ‘’fisgar’’ uma oportunidade como se fosse a última chance de suas vidas. Sabe qual é o problema? Funciona.
A armadilha: quando você faz algo que você acha correto e funciona, a tendência é repetir. Faz sentido? O perigo é que a euforia que vem junto com o resultado, muitas vezes, encobre as ameaças que este resultado entrega junto. Pode parecer mais uma questão estatística, mas é um dos fundamentos das marcas fortes, que tornam-se admiradas e desejadas pelo mercado: elas não são assim tão disponíveis. Não porque elas sejam prepotentes, arrogantes ou preconceituosas, mas elas comportam-se assim em respeito aos seus clientes. Elas compreenderam que as pessoas adoram comprar, mas odeiam que vendam para ela.
A adrenalina de fechar um negócio sequer para fazer valer o investimento do nosso esforço em um movimento específico, pode nos deixar cegos aos clientes que estamos afastando com este mesmo movimento. Uma marca que efetivamente acredita em si e na sua capacidade de resolver um problema de vida ou de negócios das pessoas, em um nível de performance que a torna praticamente insubstituível, não está assim tão disponível. Não que você não possa mostrar às pessoas o seu talento ou sua presença, mas é interessante e estratégico desenvolver a habilidade de fazer isso sem acoplar a impressão de uma oferta.
Grava essa: pode ser que você deseje vender para as pessoas – e está tudo bem sobre isso – mas pode ser também que você deseje que as pessoas venham até você para comprar, admirando o que você faz e reconhecendo o seu valor. No segundo caso, é interessante colocar na sua conta não apenas quantos clientes compram de você, mas quantos você pode estar afastando na tentativa de vender. Existe um provérbio chinês que diz: você vai começar a receber o que precisa quando finalmente parar de pedir o que não precisa. Dificilmente uma manobra de persuasão será tão eficaz quanto uma construção de autoridade. A melhor forma de conquistar isso não é sendo diferente, mas fazendo a diferença.
A diferença que você faz na vida das pessoas é o que vai transformar a qualidade do significado que você ocupa na mente delas. O melhor de tudo: quando isso faz parte do seu posicionamento, você vê que vida incrível você estará criando em que o único compromisso que você terá para ter uma vida próspera é se dedicar todos os dias a ser cada vez melhor naquilo que você já ama fazer.
Falei um pouco mais sobre isso na live de sexta-feira, que foi é transmitida através do meu Instagram para aprofundar esse assunto. Se você tiver alguma dúvida ou quiser que eu comente sobre alguma situação específica, me envie por e-mail ou pelo Direct do Instagram que prometo ajudar.
Você também pode acompanhar o conteúdo da Live através do meu canal do Spotify, e ouvir o episódio desta Live clicando aqui!
Agradeço mais uma vez o seu carinho e sua atenção por estar me acompanhando por aqui. Um grande abraço para você. Sonhe grande. Pratique o bem. Até nosso próximo encontro.
Vamos em frente!
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