Receba conteúdo exclusivo por e-mail

Você está pressionado ou está no comando? Você consegue ser como o Ayrton Senna?

Atualizado: Abr 6

Olá, olá, olá!

Antes de começar, quero te contar uma novidade: gravei um podcast com o áudio desse conteúdo. Para ouvir o áudio é só clicar em um dos botões abaixo.  

Ouvir no Spotify

Ouvir no SoundCloud

Hoje quero te apresentar um ponto de vista para te ajudar a retomar o comando do seu negócio mesmo em tempos tão críticos como os que estamos vivendo.


Lembrando sempre que estar no comando é completamente diferente de estar no controle.

Você já viu uma prova de Fórmula 1, quando ocorre um acidente muito grave e entra um carro diferentão? Pois é. Olha que interessante a percepção de autoridade: este carro, chamado Safety Car, é muito menos veloz que os carros dos competidores mas, quando ele entra na pista, ele é quem passa a ditar o ritmo da prova.


Nem o melhor piloto da prova pode ultrapassá-lo, aliás, se o fizer, é desclassificado na hora. Por que? Porque o Safety Car é o ‘’carro de segurança’’. Ele é uma intervenção de autoridade para dizer que os pilotos não podem mais fazer o que acreditam que fazem de melhor por um certo tempo, até que a pista esteja minimamente segura novamente. Ele não está preocupado com um carro concorrente, ele está pensando na prova. 


Mais ainda, se você lembrar de uma prova em que esta intervenção foi necessária, vai lembrar também que os pilotos atrás do Safety Car começam a fazer alguns pequenos movimentos estratégicos para manter seus pneus aquecidos para a hora da retomada. Eles não vão para os boxes, ficar parados esperando a prova reiniciar, eles sabem que na ‘’relargada’’, quem tiver a melhor arrancada pode liderar o restante da prova. Alguma semelhança com o nosso cenário de mercado atual?


Pois lá vãos as 3 lições que você e eu podemos tirar deste contexto.

Grava essa:


1. Quando o momento fica crítico, existem aqueles que tornam-se pressionados pelas circunstâncias e aqueles que assumem o comando das suas posições. Os pressionados estão preocupados com os concorrentes e com todas as ameaças que podem tirá-los da prova, tanto as reais quanto as imaginárias. O foco está no que pode dar errado. Pressionados, lutam para não perder o controle. Descontrolados, correm o risco de errar até naquilo que já sabiam fazer.


2. Por outro lado, aqueles que assumem o comando das suas posições, estão com foco na prova, na excelência dos seus movimentos e estão se aquecendo e se mantendo preparados para o momento da retomada. Sabem que quem deixar esfriar agora, na relargada pode ficar para trás ou vai ter que exigir tanto do veículo que corre um grande risco de quebrar.


Não importa o quanto os outros pilotos estejam se debatendo ou fazendo barulho. Líderes são conscientes de que não podem controlar tudo. Eles não resistem às circunstâncias mas sim tomam partido das adversidades com visão e estratégia, mesmo quando isolados em suas próprias competências.


3. Quando há um momento crítico na prova, os pilotos não abandonam os carros para seguir de bicicleta. Eles adaptam suas formas de guiar. Empresa não é produto, empresa é propósito aplicado por meio de um modelo de operação. Produto não define quem você é. O que define você é a sua visão sobre si mesmo e sua disposição para se comprometer a ponto de mudar uma realidade. Antes de abandonar a prova ou decidir trocar de veículo, investigue quais são as possibilidades de adaptar sua forma de guiar. Há cerca de 30 anos, nosso eterno campeão Ayrton Senna ganhou um prova usando apenas a sexta marcha do carro, debaixo de chuva, com o corpo exaurido (foto). Enquanto ele comandava sua posição, vários outros pilotos, desesperados, pediam o fim da prova pelo rádio por causa da forte chuva. Eles fizeram barulho enquanto Ayrton fazia história.

Se isso funciona para o mercado multimilionário da Fórmula 1 – onde desperdiçar talento, dinheiro e tempo não é uma opção – pode funcionar para mim e para você.

Desejo a você uma semana incrível de produtividade e crescimento. Se precisar de mim, estou por perto. Também tenho meus desafios, mas sei que juntos vamos mais longe.  


Na Live de sexta-feira – das 7h30 às 8h no meu Instagram - me dediquei a responder algumas perguntas ao vivo sobre este assunto. Veja abaixo:


Lembre que também estou sempre recebendo perguntas e comentários via Direct no meu perfil do Instagram ou pelo e-mail.

Apoiando uns aos outros, vamos todos passar por estes tempos desafiantes e até descobrir que somos muito mais fortes e capazes do que jamais imaginamos.


Que suas ações nesta semana sejam guiadas por sua coragem e não por seus medos.


Sonhe grande. Pratique o bem. Vamos em frente.

8 visualizações
Criatividade
Superando
Desafios
  • Facebook
  • Instagram
Missão
Fazer da comunicação uma ferramenta efetiva de valorização da imagem do cliente e que potencializa os resultados de seus investimentos.
Política da Qualidade
Fortalecer a imagem da empresa perante o mercado, encantando os clientes e aprimorando o controle dos processos para alavancar o crescimento do negócio de maneira consistente e sustentável. Equipar os colaboradores com recursos que permitam aplicar 
seu máximo potencial para realizar suas atividades, garantindo eficiência na gestão da qualidade.
Visão
Ser reconhecida como empresa referência no 
desenvolvimento e gestão de marcas
no Brasil.
Valores
Ética
Entusiasmo
Entrosamento
DPI COMUNICAÇÃO  . Todos os direitos reservados
DPI - logo amarela para o site.png
  • Facebook
  • Instagram