top of page

O inimigo que você não pode confrontar



Olá, empreendedores.


Uma das piores coisas que um empreendedor pode fazer é pedir ao cliente para tomar uma decisão sem antes ter dado a ele referências positivas suficientes para decidir. O efeito disso costuma ser catastrófico para as vendas.

Imagine se um paciente entrasse gravemente ferido em um hospital e os médicos condicionassem o atendimento à resposta sobre como ele gostaria de ser operado. Mesmo se o paciente fosse um médico, sendo o problema realmente grave, a chance do paciente não estar nas melhores condições para tomar este tipo de decisão é enorme. Quanto mais grave a dor, menor a consciência do cliente para tomar uma decisão sobre o que é melhor para ele. Na dor, tendemos a ficar menos intuitivos e mais instintivos e reativos. São mecanismos de funcionamento do cérebro, muito difíceis de burlar.

Empreendedores que levam a sério suas jornadas, sabem que são socorristas. Entramos no meio do fogo, na cena do acidente, nos escombros, e resgatamos o cliente. Não estamos ali para brigar com o cliente, mas para lutar pelo cliente. Para isso, precisamos nos sentir fortes o bastante para realizarmos nossas missões.

É preciso conquistar um nível de cumplicidade tal que o cliente permita ser guiado por você. Infelizmente, não é isso que acontece na maioria dos casos, principalmente na hora do fechamento.  

Quantas marcas estão apostando suas fichas em gatilhos mentais para dar sustentação aos seus posicionamentos de mercado sem enxergar que as armas engatilhadas estão em suas próprias cabeças, munidas de pensamentos que são fatais para as vendas.

De uma forma geral, não se combate fogo jogando mais fogo no incêndio. Você combate o fogo anulando sua fonte combustível. No caso dos pensamentos, a fonte combustível costuma ser a própria resistência a ele. É por isso que pensamento positivo tem pouco efeito quando você está dentro de uma criação negativa. Por outro lado, uma ferramenta bastante eficaz, é a gratidão. A gratidão verdadeira é capaz de cessar a resistência e abrir espaço para o bem se manifestar.

Todas as outras guerras serão meros entretenimentos enquanto seus próprios pensamentos de medo e insegurança estiverem dominando você.

Conheça suas identidades, abrace seus fantasmas, expanda seus limites, sirva a um propósito que toque a vida de outras pessoas de forma positiva e seja grato por tudo o que vier neste caminho.

Para você começar sua semana, quero deixar contigo uma afirmação que aprendi estudando o empresário canadense Bob Proctor. Este exercício me ajuda muito a voltar ao fluxo de crescimento:

"Estou tão feliz e grato agora que o dinheiro vem para mim e quantidades crescentes, por múltiplas fontes, de forma contínua."

Como, na minha opinião, a gratidão é uma excelente fonte da abundância, sigo este exercício com os 5 PASSOS:

01. Agradecer por algo que não planejei mas que foi bom em minha vida.

02. Agradecer por algo que já superei.

03. Agradecer pelas dificuldades pelas quais não precisei passar.

04. Agradecer por alguém que tenho em minha vida e que me incentiva e me apoia.

05. Agradecer por aquelas pessoas que pareciam prejudiciais mas que se revelaram lições em meu caminho.

Ao invés de confrontar os pensamentos limitantes, fortalecer os pensamentos edificantes basta, afinal, os problemas não são bons lugares para colocarmos nossa atenção.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page