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Como influenciar o mercado e criar um atalho para o sucesso


Hoje eu vim falar com você de algo que eu considero um verdadeiro veneno para o crescimento de boa parte dos empreendedores. Um fantasma que assombra o potencial produtivo e afasta as oportunidades: a impaciência.


Espero, do fundo do meu coração que você não faça parte do imenso grupo contagiado por esta epidemia. É fácil identificar os sintomas. Por exemplo, se você já estiver pensando em fechar esta página...


A armadilha: como diria Nelson Mandela: ‘’os santos são os pecadores que não pararam de tentar acertar’’. É preciso paciência, persistência e sapiência para levar a experiência da consistência à excelência. Bonitinho, não é? A questão é que neste mundo de aplicativos, dos botões e acessos rápidos, às vezes esquecemos que não somos máquinas, somos vida. Por mais tecnologia, inovação e ciência que estejamos assistindo, você continua levando um certo tempo para digerir os alimentos, para envelhecer e para nascer. Mas a cultura do imediatismo pode contaminar e te seduzir para acreditar que, se você não é bom imediatamente, você não serve para isso.


Quantos e quantos empresários tenho encontrado desacreditados porque ainda não alcançaram aquele sucesso meteórico que estampam as mídias dia após dia e exaltam jovens – cada vez mais jovens – que parecem ter poderes sobrenaturais de inventarem a coisa certa, na hora certa e bum! Tornarem-se fenômenos de resultados multimilionários. Ostentam um sucesso tão aparentemente fácil que quase sugere que o resto do mundo seja uma plateia de inferiores lutando para sobreviver no limbo da mediocridade.


Diante deste cenário, contaminados pela pandemia do imediatismo, mais e mais empreendedores implodem. Parecem preferir a reclusão dos resultados mínimos ao risco de sentirem-se fracassados diante da ameaça da comparação.


Grava essa: resultados de baixa performance não são frutos de pessoas ruins. São apenas expressões de pessoas que estavam ocupadas demais com os desafios errados. Por isso eu insisto tanto no apoio de fundamentos consistentes para erguer os pilares dos nossos negócios. Porque pior do que ir na direção errada, é ir na direção errada com entusiasmo. E o mundo imediato está recheado com uma empolgação, no mínimo, entorpecente.


Hora da ação: Alguns dizem: não há atalhos para o sucesso. Certamente há. Porque o sucesso não é linear. Há muitas curvas, bifurcações, desvios e encruzilhadas ao longo do caminho. Desvios capazes de te afastar completamente do seu caminho mas também capazes de revelar novas e melhores rotas para o seu destino. É isso que os gênios do empreendedorismo estão fazendo o tempo todo nos jogos de negócios: redefinindo os mapas nos tabuleiros para comandarem seus próprios jogos e criar a melhor experiência de jogo para si. Eles entenderam que neste jogo o objetivo não é chegar ao destino final, mas sim continuar no jogo com a melhor experiência pelo máximo de tempo possível. Certamente você já ouviu dizer, em outro contexto, que o mapa não é o território. Está é uma boa máxima para ser aplicada neste contexto também.


E como você comanda seu próprio tabuleiro/mercado? Sendo reconhecido com uma autoridade no seu jogo, liderando. Como você faz isso? Ensinando e inspirando outros jogadores a seguirem as suas regras. Não estou dizendo que isso seja fácil, mas com paciência, persistência e sapiência, você consegue.


Talvez concordemos que o problema não é quando as pessoas não sabem tudo o que devem fazer para chegar lá. O problema é quando não fazem nada por causa disso. E meu papel é inspirar você para ação e mostrar os caminhos por onde já passei para você poder escolher não cair nos mesmos buracos e até pegar alguns dos mesmos atalhos.


Um destes atalhos é a apavorante criação de conteúdo. É neste ponto que muitos travam – e eu também travei feio no início – e é aqui que eu gostaria que você pacientemente começasse a agir. Quero te presentear com um exercício que me ajuda muito. Você pode executar este ciclo semanalmente.


  1. Escolha um tema relevante, alinhado com seu produto/serviço e que esteja conectado a uma causa, ou seja, que tenha uma relação direta com alguma insatisfação coletiva do público para quem você quer falar.

  2. Crie um motivo, um compromisso e uma recompensa mensuráveis para executar este plano.

  3. Produza conteúdos com menos de meia lauda/página diariamente.

  4. Sozinho, leia todos os conteúdos em voz alta e apenas observe como você reage a si mesmo.

  5. Leia 1 destes conteúdos para pessoas próximas a você e apenas observe como elas reagem.

  6. Leia 1 destes conteúdos para pessoas próximas a você e apenas observe como você reage.


Publique todos, 1 por dia,  ao longo da próxima semana. Pode ser por vídeo ou post em uma das suas redes sociais ou em todas elas. Poder ser até contando em formato de histórias presencialmente para alguém. O mais importante aqui é tornar público. Caso trave em algum momento, faça o exercício de autopercepção (link) e repita o ciclo.


Na Live de sexta-feira, 13/03/2020 – das 7h30 às 8h no meu Instagram - eu vou ajudar você a aprimorar ainda mais e, quem sabe, responder algumas perguntas ao vivo sobre este assunto. Assim você pode conquistar cada vez mais autoridade para alterar o mapa do seu tabuleiro. Caso tenha perguntas sobre este tema, basta mandar por e-mail ou via Direct no meu Instagram.


AGRADECIMENTO ESPECIAL:

Cada dia mais nossa comunidade está crescendo e agora já dá para ver o movimento dos próprios membros influenciando outras pessoas a entrarem também. Quero agradecer a que tem indicado meu blog para seus amigos e parceiros.  Além disso, quero dizer que fiquei muito feliz em saber que alguns empreendedores (eu soube de pelo menos 3) estabeleceram como rotina para suas equipes assistirem as minhas lives toda semana. Esse é o meu propósito e fico realmente feliz por saber que estou conseguindo contribuir para o desenvolvimento de vocês. =)


Apoiando uns aos outros, estamos criando a maior comunidade de valorização empreendedora do Brasil. Que suas ações nesta semana sejam guiadas por sua coragem e não por seus medos.


Sonhe grande. Pratique o bem. Vamos em frente.


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