Receba conteúdo exclusivo por e-mail

Com medo de errar, você não acerta.




Olá, olá, olá.

Mais uma semana começando e vejo cada vez mais pessoas se mobilizando para retomar suas forças nos negócios. Muita garra, muitas ações e pouco a pouco cada um vai encontrando seu caminho neste novo cenário de mercado. Parabéns a todos vocês empreendedores que ousam fazer a diferença no mundo. É bonito de ver como, a todo momento, mais e mais empresas dão um show de criatividade.

Minha mensagem de hoje traz um ponto de vista sobre isso. Penso que ao longo deste ciclo, cada vez mais, serão evidenciados os 5 perfis de comportamentos dos empreendedores sob pressão e, saber em qual deles você está e para qual deve se mover é uma clareza decisiva para acelerar os resultados.

O primeiro grupo são os empreendedores que se desesperam. Estes, atordoados pelo atropelamento das circunstâncias, estão se debatendo em dúvidas, medos e ansiedades. A cada nova oportunidade de solução que surge à sua frente, não conseguem tomar uma decisão e aproveitá-las. Os ‘’Desesperados’’ tendem a nutrir sentimentos de que o pior ainda está por vir. Este sistema de crenças soterra o poder da sua intuição e, como saída de emergência, seguem tentando se manter ocupados com tarefas operacionais para estarem ocupados demais para tomarem decisões mais estratégicas. Com medo de errar, não acertam.

O segundo grupo são os empreendedores “Derrotados’’. Estão paralisados sem entender como tudo isso pode ter acontecido. Sentindo-se pressionados, desligam-se da realidade, assumem-se impotentes diante dos fatos e preferem não fazer nada, apenas torcendo para que esta dor passe o mais rápido possível. Movidos pelos sentimentos como a tristeza e a frustração, imaginam que tudo o que construíram até aqui pode ter sido transformado em pó. Estes estão descrentes de que vale a pena continuar. A frequência em que se encontram é a de que as coisas perderam o sentido, de que não vale mais o esforço. Com medo de errar, não acertam.

O terceiro perfil é o dos empreendedores ‘’Insurgentes’’. Estes estão rebelados contra o sistema. Negam o cenário e colocam o foco em combater as forças hostis que podem ter orquestrado propositalmente os obstáculos interpostos às suas empresas. Lançam-se a integrar ou até mesmo liderar movimentos antissistema e questionam a ordem. As chances de sucesso na retomada das suas empresas estão condicionadas à vitória de seus ideais contra o sistema vigente. Aceitar a realidade não é uma opção.

O quarto perfil compreende os empreendedores ‘’Cautelosos’’. Diferente dos ‘’Derrotados’’ e dos ‘’Desesperados’’, estes observam atentamente as movimentações do mercado e fazem apenas os movimentos extremamente necessários para manterem-se no jogo. Certos de que este cenário não irá durar para sempre, com um olhar otimista sobre o futuro, estão dispostos a um certo nível de ação para garantir que, lá na frente, estarão em condições de voltar ao que era antes e, aí sim, poderão pensar em migrar para um novo perfil de comportamento. Não há pressa em crescer agora nem enxergam motivos para se arriscar demais. Para os ‘’Cautelosos’’ o importante agora é não errar. Um deslize pode colocar tudo a perder.

O quinto perfil revelado é o dos empreendedores ‘’Realizadores’’. Inquietos por natureza, empregam uma dose maior de coragem e não se limitam a observar o mercado, mas também a criar novos caminhos, propor novas soluções e crescer aproveitando que outros estarão desacelerados, paralisados ou até mesmo recuando. Os ‘’Realizadores’’ investem em si com a convicção de que eles próprios são sua maior chance de dar certo. Compreendem que errar pode ser parte do processo de aprendizado e evolução e ousam diante dos desafios, não de forma inconsequente, mas com visão, autoconfiança, um propósito forte e muito comprometimento. A diferença entre os ‘’Realizadores’’ e os ‘’Insurgentes’’ é que os ‘’Realizadores’’ acreditam que o futuro depende das oportunidades e melhorias que eles conseguirão implementar não combatendo, mas influenciando o sistema enquanto que os ‘’Insurgentes’’ acreditam que só haverá oportunidades e melhorias se houver sucesso em seu combate ao sistema.

Certamente existem pontos de interseção entre os perfis e não estamos falando aqui sobre quem está certo ou sobre quem está errado. Inclusive, existe um sexto perfil que caminha oculto entre os cinco citados que são os ‘’Detonadores”, mas este eu quero deixar para falar  na nossa Live de sexta-feira para que eu possa dedicar um tempo maior em te ajudar a identificar e agir diante dele. Acredito que daria até para fazer um e-mail exclusivo apenas para este perfil mas, podemos falar sobre isso também na Live. O principal aqui é que você possa identificar em qual dessas camadas suas decisões, crenças e ações estão mais predominantemente alocadas e que essa clareza te ajude a escolher, de forma ainda mais consciente, sobre o que quer mudar e o que quer manter.

Pense nisso ao longo da sua semana e aproveite para identificar também os perfis dos outros empreendedores que tem caminhado ao seu lado. Se você é cliente da DPI e está na Comunidade Vamos em Frente que criamos no Telegram, comente sobre quais insights chegam para você nesta semana e assim, encorajar e inspirar outros a também avançarem ainda mais. Se ainda não faz parte dessa comunidade, me envie uma mensagem que passaremos o link para você acessar. Por enquanto, esse acesso é exclusivo para os meus clientes porque me comprometi a auxiliá-los de forma mais próxima e estamos fazendo mentorias em grupo mas em breve esse acesso estará disponível para todos.

Aguardo você na Live de sexta-feira – das 7h30 às 8h no meu Instagram.

Assim, apoiando uns aos outros, estamos criando efetivamente a maior comunidade de valorização empreendedora do Brasil. Que nossas escolhas sejam sempre guiadas por nossos sonhos e não pelos nossos medos.

Sonhe grande. Pratique o bem. 

Desejo uma semana incrível para você. Vamos em frente.

9 visualizações
Criatividade
Superando
Desafios
  • Facebook
  • Instagram
Missão
Fazer da comunicação uma ferramenta efetiva de valorização da imagem do cliente e que potencializa os resultados de seus investimentos.
Política da Qualidade
Fortalecer a imagem da empresa perante o mercado, encantando os clientes e aprimorando o controle dos processos para alavancar o crescimento do negócio de maneira consistente e sustentável. Equipar os colaboradores com recursos que permitam aplicar 
seu máximo potencial para realizar suas atividades, garantindo eficiência na gestão da qualidade.
Visão
Ser reconhecida como empresa referência no 
desenvolvimento e gestão de marcas
no Brasil.
Valores
Ética
Entusiasmo
Entrosamento
DPI COMUNICAÇÃO  . Todos os direitos reservados
DPI - logo amarela para o site.png
  • Facebook
  • Instagram